AÇÕES DE MANDATO

sábado, 13 de dezembro de 2014

Projeto de Lei do Vereador Luquinha instituí Novembro Azul em Muzambinho

Foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto apresentado pelo Vereador Luquinha-PR, que instituem no município de Muzambinho, e oficializa o mês de Novembro como Novembro Azul.
O projeto têm por objetivo fazer com que o Município faça adesão às campanhas nacionais que já acontecem para prevenção do câncer de próstata, diabetes e outras doenças masculinas.
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.1
Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Na verdade, novembro azul é tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.
A IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.

Vereador Luquinha apresenta Projeto de Lei que obriga merenda diferenciada para alunos com problemas de saúde

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Muzambinho mais um projeto de Lei de autoria do Vereador Luquinha , o Projeto de Lei "Torna obrigatório nas instituições de ensino da rede pública municipal de Muzambinho o fornecimento de merenda escolar diferenciada para estudantes diabéticos, hipoglicêmicos e celíacos e dá outras providências".
Segundo o vereador, a alimentação das crianças deve ter atenção especial, pois é na infância que os hábitos alimentares são adquiridos e tendem a ser mantidos na vida adulta. Da mesma forma que uma má alimentação pode acarretar problemas de saúde imediatos, uma alimentação adequada, desde a infância, pode prevenir diversas doenças crônicas futuras.
"Nesse sentido, estou propondo este projeto e assim cada vez mais promovendo ações de educação alimentar e nutricional, além de garantir alimentação especial às crianças e adolescentes que apresentam doenças com restrição alimentar, como diabetes, hipoglicemia e hipertensão." concluiu o vereador

Clique aqui para acompanhar mais ações de Mandato do Vereador Luquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário